O Lider Focado

O Lider Focado

Uma das minhas grandes paixões é poder falar e compartilhar informações sobre temas ligados à liderança. Há muito tempo exerço um papel de liderança, mas independente disso, por achar relevante esta função, tenho buscado conhecer cada vez mais sobre o assunto.

Este texto é feito para você que exerce alguma função de liderança, quer seja no trabalho, quer seja em sua comunidade. A intenção é te trazer consciência do que é importante você dar foco, no exercício da liderança.

Um grupo de pesquisadores Britânicos realizou uma série de entrevistas com 118 lideranças de mercados de atuação diferentes e de posições funcionais diferentes, de Londres. O intuito era entender porque pessoas na mesma função e com os mesmos estímulos geravam resultados muito diferentes.

Segura essa: Foco não é dar atenção a uma única coisa!!

Um primeiro tabu, que os estudos modernos tem comprovadamente quebrado é a respeito do foco!! Por muito tempo se sustentou que estar focado é filtrar distrações e se concentrar numa só coisa. Não significa que esta regra não é mais válida!!

Estou trazendo para você uma visão moderna, que se parar para pensar, verá que pouco nesta linha tem se falado, que são as descobertas da neurociência mostrando que é possível focar a atenção de muitas maneiras para diferentes finalidades.

 

Um grupo de cientistas de Universidade de Wisconsin programou um jogo chamado Tenacity. O jogo mostra uma jornada e 6 cenários diferentes, indo de deserto estéril a uma escada espiral de fantasia que leva ao céu. O Desafio é conseguir toca na tela do Ipad, cada vez que expiram. 

Durante as fases do jogo, várias distrações são apresentadas para avaliar qual o nível de atenção que conseguem dar, a mais de um estímulo simultâneo. Cada pessoa tem seu grau de atenção, mas uma coisa é certa, que à medida que sincronizam sua respiração com o ritmo do jogo, experimentam uma sensação de calma e foco.

Vamos de Daniel Goleman, 

Daniel Goleman, ao escrever uma matéria para a revista Havard Business Review, destacou 3 grupos de atenção que devem ser treinadas para aumentar nossa capacidade de foco. Em razão de que? Como temos uma enxurrada de informações, cotidianamente estamos realizando tarefas diferentes que exigem atenções diferentes, e por isso, desenvolver estas habilidades podem nos colocar no grupo de líderes e empresários que conseguem resultados 5 vezes maiores de quem não as desenvolve.

 

Foco em Si mesmo!

A primeira, desta lista das 3 atenções, é concentração em si mesmo. Significa dizer, ser capaz de perceber seus instintos, ouvir sua voz interior e sinais fisiológicos para serem elementos complementares do seu processo de decisão.

Parece loucura ou somente uma teoria vazia? Minha sugestão é que você pesquise sobre marcadores somáticos e veja o quão relevante são para os resultados que busca. Significa portanto, que quando combinamos nossas experiências com esta consciência, temos muito mais chances de decidir corretamente.

Uma dica interessante sobre esta forma de concentração, é estar atento à sua capacidade de ouvir e receber opiniões. Quando está muito fechado em você mesmo e não aceita ouvir opiniões ( não significa que todas tenham o mesmo valor), é o sinal de que na verdade vocês está muito mais preocupado com o que pensarão e estão dizendo de você do que com o resultado que almeja.

Foco no próximo

A segunda Atenção do grupo e concentrar-se nos outros. Mas em qual sentido? Vamos lá!

Tomar a decisão de agir, em pról das pessoas e não somente o que busca. E o líder que quer realmente ter seu foco ampliado e capaz de gerar resultados exponencialmente maiores dos que aqueles que sequer sabem desta habilidade, preocupam -se em:

1 – Entender o próximo a partir da perspectiva dele, e não da sua

2 – Sente realmente o que a pessoa com quem se relaciona sente. Tem a compaixão realmente como atributo de comportamento;

3 – Capaz de envolver seus interlocutores com a ideia que querem disseminar.

Com isso podemos concluir que o modelo de liderança que quer ser tirano, castigar, dar vantagens a outros porque o agrada mais, já não era bem visto, e mais ainda, tem se tornado ineficaz. Cultivar relacionamentos verdadeiros é a melhor decisão!

Essa capacidade de empatia pode ser desenvolvida, segundo Hele Riess, diretora do programa de empatia e ciência relacional do Massachustts General Hospital de Boston. “Suspender seu próprio envolvimento para observar o que está acontecendo lhe dá uma percepção consciente da interação sem que você seja totalmente reativo”. Ou seja, é trabalho pessoal interessar-se pelas pessoas!

Foco no mundo exterior

A terceira concentração que o líder deve se preocupar em desenvolver é a de ampliar o mundo que percebe. Perceber o que acontece no mundo exterior ao seu ambiente de trabalho e de convivência inclusive. Esta percepção te dá condições de questionar mais e de intuir mais.

Esta concentração é quem capacita cada um dos líderes a terem uma percepção visionária sobre o que faz. Não é estar atento aos fatos atuais isolados, mas sim fazendo combinações constantes destes fatos atuais com as possibilidades futuras.

 

Dedicação e disciplina sempre te colocarão à frente de qualquer pessoa!

Das 3 concentrações esta requer maios prática e preparo, pois será a busca constante por fontes de inovações alimentará esta capacidade.

O que posso dizer que não é tanto preciso somente o talento, mas o empenho disciplinado para que coloque seu cérebro para fortalecer seus circuitos de atenção. 

Pois bem, voltamos a um ponto que não tem como deixar de fora quando se fala em desenvolvimento. Ficar melhor naquilo que já fazemos, criar novas ferramentas pessoais para que nos diferenciemos, promover mais mudanças que quaisquer outros líderes, gerar mais resultados que a média do mercado, sempre passará por empenho e dedicação.

Concluo dizendo para você que se faz bem algo, que ótimo. Praticando mais, se dedicando mais, poderá fazer muito mais e melhor; Se seus resultados já são suficientes, fico feliz. Sei que com certeza fazendo as mesmas coisas por muito tempo não serão, pois o mundo está em acelerada modificação e constante, se liga! Portanto, não é demais ter como objetivo a excelência, é o básico!! Pense nisso.

 

Deixe um comentário

Abrir Chat